Talvez você já tenha ouvido falar desse método de organização antes: comece removendo tudo de tudo o que estiver organizando, seja uma prateleira, armário ou quarto. Em seguida, decida se cada item deve ser guardado, jogado no lixo ou colocado na pilha de doações. Assim que terminar, coloque apenas os itens necessários de volta e livre-se do resto, de acordo com ZenHabits.
No entanto, embora esse truque de organização possa funcionar para alguns, aqueles que lutam com a tomada de decisões podem achar esse método difícil. Ao tentar decidir em qual das três pilhas um item deve ir, você pode se sentir muito confuso e sobrecarregado. Ou, depois de separar as pilhas, talvez você volte ao lixo apenas para ter certeza de que não deseja manter certos itens.
LEIA TAMBÉM
- Dica de limpeza que devolverá seus fins de semana
- Como definir um cronograma de limpeza para o ano novo
- Dicas incríveis para limpar móveis de madeira
Esses problemas podem levar você a se apegar mais do que deveria, o que pode fazer com que sua casa fique cheia de desordem desnecessária. Felizmente, há outro sistema que você pode tentar, e envolve uma quarta pilha: a caixa do talvez. Abaixo, você descobrirá o que é e onde pode ser mais útil.
A caixa talvez definida
Ao usar uma caixa de talvez para organização, a maioria das pessoas separa seus itens em três seções: manter, jogar fora e talvez (embora a pilha de jogar fora possa ser separada em doar e lixo). Quaisquer itens dos quais você não tem certeza se quer, mas também não está pronto para se livrar, podem ir para a pilha de talvez. Depois de terminar de organizar, essa pilha pode ser colocada dentro de uma caixa e rotulada com uma data específica; A Saturday Gift recomenda três a seis meses no futuro. Se você achar que precisa ou deseja um item que colocou na caixa antes de chegar a data, poderá recuperá-lo e encontrar um local para guardá-lo em sua casa. Então, como afirma ClutterBGone, quando o tempo acabar, você doará ou jogará fora os itens restantes.
Existem algumas opiniões divergentes sobre onde esta caixa deve ser armazenada durante o período de espera. SaturdayGift diz para manter os itens à vista por um tempo, seja no chão de uma sala movimentada ou espalhados em um balcão. Isso ocorre porque ter que ver seus itens todos os dias, o que pode se tornar irritante, pode ajudá-lo a decidir o que deseja manter e o que deseja doar ou jogar fora. No entanto, outros sugerem esconder a caixa em algum lugar. O benefício disso é que você só recuperará algo se lembrar que está lá e realmente precisa dele.
Onde esta caixa é mais útil
Embora a caixa talvez possa ser benéfica para a organização de qualquer lugar da casa, ela é melhor usada para duas coisas: organizar um armário de roupas e itens sentimentais. Mnmlist diz que isso pode ser benéfico para as roupas, porque se você não usar algo que está dentro da caixa dentro do prazo estipulado, terá que doá-lo. Esta é uma maneira simples de descobrir quais coisas você usa com frequência e quais coisas você pode se livrar. ClutterBGone diz que é ótimo para itens sentimentais porque permite que você veja exatamente quantas vezes você realmente olha dentro da caixa talvez para relembrar. Isso também pode ajudá-lo a determinar se você está guardando itens porque realmente os ama ou porque se sentiria culpado se se livrasse deles.
Scattered Squirrel acrescenta que isso pode ser extremamente útil ao determinar de quais decorações sazonais se livrar. No entanto, talvez essas caixas devam ter um prazo maior do que seis meses – eles recomendam colocar os itens no final de uma temporada e revisitá-los após a próxima.
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook ou pelo nosso perfil no Instagram.