Fazer a limpeza do radiador é fundamental, afinal de contas, o ele é uma das partes mais importantes de qualquer carro, caminhão ou moto: ele é o responsável por resfriar o sistema do motor, evitando que o carro superaqueça ao lidar com o combustível.
Fazer a limpeza do radiador corretamente é uma forma de garantir que seu veículo estará sempre resfriado – se a temperatura subir, outras partes do motor podem ter problemas, se fundir ou até mesmo explodir.
É importante ressaltar que aqui estamos falando sobre a limpeza do radiador e não apenas sobre a checagem do nível da água, que também é algo relevante. Limpar o radiador é uma tarefa trabalhosa e que envolve vários passos, mas vamos explicar neste texto tudo o que você precisa saber para fazer isso sozinho ou checar se o trabalho de uma oficina está sendo bem feito.
Também vamos falar quando e por que deve ser feita a limpeza do radiador e que produtos devem ser utilizados. Vamos lá?
Por que deve ser feita a limpeza do radiador?
A maioria dos motoristas costuma fazer apenas uma prática de manutenção no radiador: checar o nível da água e completá-la quando for necessário. No entanto, a limpeza do radiador também é uma prática importante.
Não adianta nada ele ter água sobrando se estiver sujo, uma vez que as impurezas podem afetar o resfriamento, deixando o veículo menos eficiente. Dependendo como for, se o radiador estiver bastante sujo, ele pode até causar um superaquecimento, prejudicando o desempenho do motor e até correndo o risco dele se fundir.
Quando deve ser feita a limpeza de radiador?
A recomendação varia, claro, de veículo para veículo – é bom checar o manual do seu para saber se há uma indicação clara. Se não houver, adote a prática de trocar o fluido de arrefecimento do radiador a cada 30 mil quilômetros ou dois anos.
Trocar o fluido é uma parte muito importante da limpeza de radiador – e é uma atividade que, por demandar algum tempo e cuidado, acaba sendo feita junto com a limpeza. Também se recomenda fazer a revisão do fluido a cada 10 mil quilômetros.
Quais são os produtos certos para limpar o radiador?
É hora de falar de uma diferença importante entre dois tipos de produtos: o fluido de refrigeração e o material de limpeza do radiador. Como trocar o fluido do radiador é uma das coisas mais importantes da limpeza dessa peça, muita gente acaba confundindo os dois materiais.
Existem produtos específicos hoje em dia para a limpeza do radiador – normalmente, são compostos a partir de ácidos, capazes de eliminar ou derreter as sujeiras presas no equipamento. Já o fluido de refrigeração é composto por água desmineralizada e aditivos anticongelantes, em partes iguais – é possível comprá-los separadamente e misturá-los antes da inserção, ou ainda prontos em um fluido só.
Além disso, vale dizer que cada veículo diferente utiliza fluidos diferentes – eles são identificado pelas cores. A maioria dos carros usa fluido verde, os modelos da Toyota normalmente utilizam o vermelho, de maneira que é recomendável você checar o manual do proprietário antes de fazer sua limpeza.
O ideal é também nunca misturar os fluidos, porque cada um deles tem propriedades diferentes e o resultado pode dar bastante errado.
Por que não se deve usar Coca-Cola para limpar o radiador?
Esse é um mito bastante presente na internet em “dicas espertinhas para fazer a manutenção do seu carro”. E como quase todo mito, ele é bastante falso. Muita gente acredita que a Coca-Cola poderia ter boas qualidades limpando radiadores porque ela é ácida e gaseificada – além de ser ligeiramente mais barata que qualquer limpa radiador.
No entanto, existem dois problemas: o primeiro é que o refrigerante precisaria de muita água para ser diluído e fazer a limpeza corretamente, até mesmo para ser eliminado do radiador – lembre que, apesar de ácido, ele tem bastante açúcar, o que pode deixar impurezas na região.
Além disso, se o radiador não for retirado do motor para ser limpo, a Coca-Cola vai passear por todo o sistema de arrefecimento, passando inclusive pelo motor. O que isso significa? Que quando o motor foi ligado, vai ter açúcar espalhado por ele – e açúcar, quando derrete, vira caramelo, o que pode deixar o motor grudento e ainda mais ineficiente.
Como fazer a limpeza de radiador em diferentes veículos? Qual é o passo a passo?
Aqui abaixo, vamos descrever a sequência de passos que devem ser executados para fazer uma limpeza no radiador de um carro.
Se você tem um caminhão, motocicleta ou trator, fazer a limpeza do radiador não é tão diferente assim: todos esses veículos têm sistemas de arrefecimento bastante parecidos com o de um carro comum.
A diferença principal estará em localizar o radiador, no fluido utilizado e na limpeza das peças – tratores, por exemplo, têm uma peça em formato de colmeia em vez da tradicional peça com aletas.
Assim, é preciso tomar cuidado com cada peça e limpá-la adequadamente. Vamos ao passo a passo?
- Estacione o veículo em um local bem iluminado e, se possível, nivelado – isto é, plano
- Espere o motor esfriar – a ideia aqui é evitar queimaduras graves, claro
- Abra o capô, encontre o radiador e, caso seja possível, limpe as aletas (as ripas de meta) usando água e sabão. O material mais recomendável para esfregar é uma escova de nylon (há também quem use uma escova de dentes nova, pelo nível de detalhe).
- Após limpar as aletas (ou a colmeia, no caso do trator), examine o radiador e as mangueiras para ter certeza que estão em bom estado
- Coloque um recipiente embaixo do carro, alinhado ao radiador, para drenar o fluido de refrigeração
- Para drenar o fluido, você precisará achar a válvula de drenagem e utilizar uma chave para abri-la.
- Espere o fluido de refrigeração ser drenado e feche a válvula
- Após o fluido ser drenado, retire a tampa do roteador e coloque água dentro dele até o final.
- Ligue o carro por 10 minutos
- Desligue o carro e espere ele esfriar novamente
- Abra novamente a válvula do radiador para que a água escorra
- Repita o processo de colocar a água e ligar o carro até que a água que sai do radiador esteja limpa – será um sinal de que ela removeu todas as sujeiras possíveis
- Agora, adicione o novo fluido de arrefecimento até o limite indicado
- Ligue o carro e deixe ligado por 15 minutos, tempo necessário para que o fluido circule
- Complete novamente o espaço do fluido no tanque específico para ele – lembre que, como ele circulou, o nível deve ter se reduzido.
- Depois que o processo for terminado, lembre-se de descartar corretamente o fluido velho, pois ele é tóxico. O ideal, segundo os especialistas, é levar esse fluido até uma oficina mecânica ou loja especializada, que dará o destino correto ao fluido.
Fonte: Cobli Blog
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